O Youtube revelou esta semana a quinta edição da pesquisa Video Viewers, sobre os hábitos dos brasileiros ao consumir vídeos. Um dos destaques é que, no último ano, as conversões em anúncios exibidos em vídeos do YouTube aumentaram mais de cinco vezes no Brasil.
O bom desempenho, segundo o estudo, é resultado da tecnologia usada pelo YouTube para conciliar os interesses de usuários e das marcas na plataforma, levando aos melhores resultados em campanhas de publicidade.
De acordo com uma pesquisa realizada neste ano pelo Boston Consulting Group (BCG), 75% dos brasileiros dizem que as chances de interagir com um anúncio são maiores quando está relacionado a um tema interessante para eles. A pesquisa Video Viewers demonstra que o YouTube faz isso: 55% dos entrevistados afirmam que o site de vídeos do Google mostra anúncios em linha com os vídeos que eles costumam assistir na plataforma.
Veja exemplos dos resultados:
Ford
Fazendo uso do alcance massivo de YouTube através de Blasts, estratégia que concentra investimentos num curto período de tempo, a marca tem explorado o potencial tanto em eficiência de investimento como de geração direta de resultados:
- Só o Blast de lançamento do novo Ka, por exemplo, gerou quase 100 mil visitas às concessionárias em 1 mês;
- Por ser uma estratégia de impacto em escala, a visibilidade da marca e seus produtos cresce a cada Blast, chegando a impactar mais de 27 milhões de pessoas no YouTube em apenas dois dias;
- A solução foi criar uma estratégia de Blasts programados ao longo de todo o ano de 2018;
- Aumento no volume de store visits geradas via Youtube, chegando a custo de R$ 15 por visita, lembrando que o ticket médio da marca está por volta de R$ 50 mil;
- Estratégia aplicada no Brasil está sendo replicada em outros mercados: a Tailândia já apresentou ótimos resultados de negócio e o México e a Índia já incluíram um Blast para este ano.
Magazine Luiza
A estratégia para a Copa do Mundo, tanto para trabalhar os atributos da marca como para gerar resultados diretos resultou em:
- 1 milhão de inscritos no canal;
- 1 milhão de visitas na loja com a campanha Sai Zica;
- 1 milhão de telas vendidas ao todo na Copa do Mundo.
Claro
Como o objetivo de impulsionar vendas em um dos dias mais concorridos do ano, Dia das mães, o YouTube permitiu uma integração das ações da marca e um acompanhamento completo da jornada de compra do cliente, gerando:
- 24 milhões de visualizações do vídeo;
- Aumento das 200% de conversões nas vendas no plano + aparelho;
- Crescimento de 800% de conversões na venda do aparelho.
McDonald’s
Para a campanha do festival do Cheddar, a marca utilizou todo o potencial de alcance para ter uma comunicação de massa e, ao mesmo tempo, usando insights para entregar mensagens diferenciadas, gerando:
- Anúncio com uma taxa de visitas ao site de 35%;
- Redução do custo em 3,5% por visita ao site;
- Aumento de 50% de vendas em comparação com o período anterior.
O Boticário
Para o projeto “Desejos de Make”, a marca desenvolveu uma plataforma de dicas de maquiagem rápidas para o dia a dia, usando o YouTube tanto como plataforma de conteúdo como de publicidade:
- 52% das consumidoras que foram impactadas pelos vídeos acabaram comprando maquiagens de O Boticário.
por PROPMARK em 20 de setembro, 2018