Durante a apresentação dos resultados financeiros da holding referentes ao primeiro trimestre de 2019, o CEO do WPP, Mark Read, declarou que a companhia continuava fazendo progressos no plano de recuperação de três anos estabelecido pelos acionistas. Entre essas movimentações estavam previstas as já anunciadas formações de redes criativas digitais, como a VMLY&R e a Wunderman Thompson, o realinhamento das agências de healthcare do grupo e, também, o plano de venda de 80% a 100% da participação da Kantar. Em abril, Read disse que a companhia estava satisfeita em relação às conversas tidas sobre a venda da Kantar e que os parceiros com os quais estavam em contato tinham potencial qualidade.
Um desses interessados nos negócios da Kantar era Martin Sorrell, ex-CEO do WPP e atual sócio da S4 Partners. Ao divulgar o primeiro relatório financeiro de sua empresa, em abril, Sorrell enfatizou o foco da companhia em first party data como caminho para crescer nos próximos três anos e uma das possíveis soluções para atingir esse objetivo seria a compra da Kantar, da qual ele é um dos acionistas. Em entrevista ao The Drum, o executivo disse que tem interesse na empresa de pesquisas e consultoria, mas descarta, porém, a ideia de comprar as ações majoritárias.
Enquanto o WPP avança nas tratativas para vender sua participação na Kantar, outras holdings de comunicação vem dobrando seus investimentos em dados. O Publicis Groupe comprou a Epsilon pelo valor US $ 4,4 bilhões em abril. O O IPG adquiriu o negócio de soluções de marketing da Acxiom por US $ 2,3 bilhões no ano passado e e a Dentsu Aegis Network comprou a empresa de marketing de dados Merkle em 2016.
Com informações do Advertising Age