Marketing 2018: 3 achados eficazes e baratos … para já!

(Crédito: Reprodução)

Cross-Brands Marketing

Liga para um marqueteiro amigo seu e estabelece uma política de troca de dados entre sua companhia e a dele. Dito assim, parece ridículo. Mas não tem nada de ridículo em criar estratégias de cross-brands marketing. O segredo está na base de dados. Investigue quais empresas são complementares a sua e quais marcas podem caminhar juntas com a sua oferecendo múltiplas e incrementais vantagens a seu (s) público (s). É curioso observar que essa estratégia é relativamente simples de ser gerenciada (do ponto de vista tecnológico e operacional), mas é muito pouco adotada. Podemos imaginar que alguns entraves de ordem política ou eventualmente de compliance possam atrapalhar. Aí, não tem jeito. Mas se não existirem entraves dessa natureza, em verdade, não há porque não trocar dados e adotar até práticas e projetos de CRM, conteúdo e promoções conjuntos entre companhias e marcas. Os dados que entrarão na piscina serão, ao menos teoricamente, seguros, confiáveis e facilmente acessáveis. Dados que você não tem e que não precisa propriamente investir cash do seu budget para conquistar. Uma troca inteligente entre as partes resolve a negociação. Acho que, no mínimo, vale a pena investigar a possibilidade.

Short-Videos Marketing

Conteúdo é a bola da vez. Automatizar conteúdo é outra bola em campo. Personalizar conteúdo mais outra. Tudo isso precisa ser feito e não é nada fácil, nem barato, fazer. Mas tem uma pecinha no meio dessa engrenagem bastante interessante a ser considerada: os vídeos curtinhos. Eles são relativamente fáceis de serem produzidos e mais ainda de serem difundidos, notadamente no ambiente mobile e em redes como Instagram, Facebook ou até mesmo no You Tube. É no fato de serem short que está a sacada. Você pode contratar publishers para fazerem isso pra você. Ou produtoras de pequeno porte especializadas em vídeos web, geralmente mais baratas. Pode ainda ter uma estrutura interna pra fazer isso, mas aí talvez fique mais complicado (embora você certamente ganhe em autonomia e velocidade). Fato é que esse formato é matador. Tem custo reduzido e ampla possibilidade de distribuição, igualmente a custo baixo. O nível de visibilidade e o poder de engajamento são potencialmente altos, então na tal conta do ROI, faz muito sentido testar.

Agile Marketing Sprints

Há várias opções consultivas hoje no mercado fazendo a mesma coisa: entregando sprints de rápida execução para a descoberta e pré-implantação de soluções do tipo MVP (Minimum Viable Product) para efetivo teste de mercado. O método Agile (temos falado insistentemente sobre ele aqui no ProXXIma), nascido para o desenvolvimento de softwares no âmbito da tecnologia, extrapolou-se para o marketing e sua beleza está em quatro princípios e entregas: é muito rápido; endereça desafios até mesmo complexos das companhias com uma metodologia relativamente simples de gestão e implantação; não custa nada caro; chega a soluções de fácil e rápida implementação para testes no mercado real, permitindo mensuração de resultados e posteriores ajustes. Uma maravilha. Você pode usar isso rapidinho e até mesmo baratinho para achar remédio para dores que estão perturbando o seu sono. Vale testar.

Por: Pyr Marcondes Diretor-geral da M&M Consulting

Em: Proxxima

COMPARTILHAR