Como parte do objetivo da campanha de mostrar à população brasileira a importância da aprovação da Reforma da Previdência, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) irá recorrer a algumas ações de merchandising em programas da TV aberta.
Nesta terça-feira, 7, a coluna da jornalista Bela Megale, do jornal O Globo, trouxe a informação de que Luciana Gimenez (da RedeTV) e Ratinho (do SBT) já estariam escalados pelo governo para a publicidade da reforma da Previdência.
De acordo com o apurado, a Secom não incluiu a Globo no plano das ações de merchandising por conta de regras da política comercial da emissora, que proibiriam a participação de seus apresentadores em merchandising de ações do governo.
Apesar de não fazer parte das emissoras que terão ações de merchandising com apresentadores, a Globo está incluída no plano de mídia de divulgação da Reforma da Previdência e terá, em seus intervalos comerciais, a veiculação de filmes publicitários sobre o projeto, de acordo com a Secom. Os mesmos comerciais também serão exibidos nas demais emissoras abertas.
Além de Luciana Gimenez e Ratinho, estão escalados para participarem das ações de merchandising pela Reforma da Previdência os apresentadores Milton Neves e José Luiz Datena (Band), Rodrigo Faro, Ana Hickmann e Renata Alves (Record). O objetivo é que os apresentadores ajudem a explicar os objetivos da reforma e os impactos que ela poderia ter na economia e na vida dos brasileiros, de acordo com a visão da Secom.
As ações de merchandising na TV – assim como toda a campanha pela Reforma da Previdência – estão sendo feitas pela Artplan, que em fevereiro venceu a concorrência pelo projeto, disputando com as outras agências que atendem a Secom (Calia e NBS). Os primeiros comerciais já foram veiculados na mídia e trazem como conceito o termo “Nova Previdência”. Veja: