A FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda) anunciou hoje (02/12) o resultado do concurso FenapróUniversitário 2020, que elegeu a melhor campanha com o tema “Publicidade: qual é o futuro do mercado de trabalho?”, criada por universitários matriculados em cursos de publicidade e propaganda de todo o País. O concurso recebeu 69 inscrições de 11 estados e contou com a participação de 138 estudantes.
A campanha “O futuro da publicidade não é só olhar pra frente. É olhar pro lado”, dos estudantes Maria Clara Sales e Vitor Maurílio Freire da Silva, da Universidade de Brasília (UNB), foi a grande vencedora. A dupla teve como orientadora a professora Isabela Lara Oliveira.
Na avaliação de Alexis Pagliarini, presidente executivo da Associação de Marketing Promocional (Ampro) e integrante da comissão julgadora, a campanha retrata um futuro que deve ser visto de maneira abrangente e respeitosa. “A harmonia do layout e o texto primoroso retrataram muito bem o que eu chamo de ‘a era da empatia’. Devemos sempre estar com os olhos no futuro, mas nunca nos esquecer de olhar para o que nos cerca”, diz.
Para Humberto Mendes, fundador do FenapróUniversitárioe integrante da comissão julgadora, a ousadia do layout foi um dos pontos fortes da campanha. “Gostei muito da proposta de um olhar holístico para o mundo, agregando um layout que remete ao Pequeno Príncipe”.
Na segunda posição ficou a campanha “Mais que criatives: ativistas”, da dupla Sabrina Rycheta e Alexandre de Moura, da Universidade Positivo, de Curitiba (PR). A orientação do trabalho foi professor André Tezza Consentino.
A terceira posição foi da campanha “O futuro em nossas mãos”, de Marco Vinícius Figueira e Pedro Museka, da Uniasselvi, de Blumenau (SC). A dupla teve como orientador o professor Diego Casas.
O FenapróUniversitário é uma iniciativa da FENAPRO, em parceria com Sinapros(Sindicatos das Agências de Propaganda), e tem o propósito de descobrir e dar oportunidade aos talentos que ainda estão nas universidades e valorizar os profissionais da propaganda.
Composta por um anúncio de jornal no formato de ¼ de página, um cartaz no formato 21cm X 28cm e um spot de rádio com a duração de 30 segundos, a campanha será produzida pela Fenapro e veiculada no 04 de dezembro, data em que se comemora o Dia Mundial da Propaganda.
A dupla vencedora,
além de ter a campanha produzida e veiculada, receberá como prêmio um Macbook
Air (cada), e o professor orientador ganhará um Ipad. Todos os participantes ganharão também um ano
de licença de uso do Adobe Creative
Cloud.
As campanhas foram analisadas por uma Comissão Julgadora constituída por Alexis Pagliarini, presidente executivo da Associação de Marketing Promocional (Ampro), Humberto Mendes, fundador do FenapróUniversitárioe Marcelo Ribeiro, executivo da Fenapro.