O Grupo Interpublic (IPG), quarto maior do mundo no mercado de agências e serviços de marketing, acaba de ficar ainda maior com a aquisição da empresa de soluções de marketing Acxiom Corp., por US$ 2,3 bilhões. O acordo, anunciado nesta segunda-feira, 2, levará a equipe de 2.100 profissionais de análises e gerenciamento de dados da Acxiom para debaixo do guarda-chuva do IPG, junto com as redes McCann, FCB e MullenLowe.
“Em um mundo em que tudo está virando data-driven, a Acxiom Marketing Solutions oferece um conjunto profundo de aptidões para ajudar as empresas à navegar na complexidade que é criar experiências de marca personalizadas através de todos os pontos de contato com o consumidor”, disse Michael Roth, presidente e CEO do IPG, em comunicado. “Combinar a Acxiom com as ferramentas do IPG vai nos ajudar a moldar o futuro de nossa indústria”, afirmou o executivo.
O IPG espera concluir o negócio até o final de 2018. O grupo disse que a Acxiom Marketing Solutions será uma divisão independente alinhada com a IPG Mediabrands.
“O urso acordou de sua hibernação. É uma mensagem positiva do IPG para a indústria, de que eles estão aqui para ficar e para investir. Eles, assim como o Omnicom, foram extremamente reticentes no passado para explorar as fusões e aquisições como um motor para o crescimento”, avalia Greg Paull, diretor e co-fundador da consultoria R3.
O acordo ocorre em meio à adoção de novas regras sobre a utilização de dados dos consumidores para direcionamento de campanhas de marketing. O (GDPR) debate sobre a privacidade foi provocado pela adoção do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) pela União Europeia, bem como pela saga do Facebook no escândalo envolvendo a Cambridge Analytica. Recentemente, a Califórnia lançou sua própria lei de privacidade de dados. Contra esse contexto, o IPG se esforça para salientar que as práticas da Acxiom são confiáveis. “A liderança da Acxiom em ética de dados é inigualável, seu negócio é sólido e crescente, e a empresa desempenha há muito tempo papel fundamental no ecossistema do marketing”, disse Roth.
No início de abril, a Acxiom se reorganizou, dividindo o negócio de soluções de marketing em uma unidade separada. A outra unidade, chamada LiveRamp, oferece serviços de dados do consumidor para aplicações no marketing digital e será mantida na Acxiom Corp. que, por sua vez, mudará seu nome corporativo para LiveRamp após a venda do negócio de soluções de marketing para o IPG.
Em fevereiro, a Acxiom disse que “exploraria opções para fortalecer a Acxiom Marketing Solutions e oferecer maior valor a seus clientes. Essas opções podem incluir parceria estratégica, aquisição, fusão, joint venture, cisão, venda ou outras combinações estratégicas potenciais”.
Na semana passada, o The Wall Street Journal publicou que o IPG e a Dentsu estavam disputando a unidade de soluções de marketing da Acxiom. A aquisição pelo IPG, apesar de considerável, não vai fazer o grupo passar o Publicis Groupe, terceiro lugar em receita global.
A receita total da Acxiom Corp. para o ano fiscal encerrado em março de 2018, incluindo as partes que não serão vendidas ao IPG, foi de US$ 917 milhões. O IPG teve US$ 7,9 bilhões em receita global em 2017, US$ 3 bilhões a menos que o Publicis Groupe, de acordo com o AdAge Datacenter.
A IPG está comprando o negócio da Acxiom Marketing Solutions, que consiste na operação de serviços de marketing e na operação de audience solutions e tiveram receita mundial de US$ 706 milhões no ano fiscal encerrado em março de 2018. A Acxiom informou que a LiveRamp, parte que não será incorporada ao IPG, teve receita anual de US$ 220 milhões.
Em Meio & Mensagem por E.J. Schultz e colaboração de Bradley Johnson, do AdAge*
*Tradução: Thais Monteiro