A partir de hoje a Transamérica unifica sua programação nacionalmente. Não é pouca coisa, já que a rede possui sete emissoras próprias, 74 filiadas espalhadas pelo Brasil e três segmentos (pop, voltado para o público jovem; hits, mais popular; e light, para o adulto qualificado). Fábio Faria, que assumiu a direção executiva da Transamérica em maio, afirma que a iniciativa tem dois objetivos: “entender que a marca tende a ser única, falar para todos, mas atingir um público específico, de 25 a 49 anos da classe A/B”, e comercial. “Os anunciantes aos quais pretendemos nos unir são mais voltados para públicos mais maduros. Pretendemos ter uma unidade de comunicação e uma linha voltada para anunciantes que têm mais fit com a rádio”, reforça.
O reposicionamento da marca também envolve a padronização do conteúdo musical, voltado agora ao pop e rock nacional e internacional. “Esses estilos remetem a pessoas que não são muito jovens nem muito velhas. Ainda assim, entendemos que existe um nicho de público desse segmento rock que é pouco explorado pelas rádios”, afirma Fábio.
O conteúdo unificado da Transamérica, incluindo programação musical, jornalístico e esportivo, terá 14 horas diárias. O local permanecerá, na faixa da manhã, das 10h às 12h, e das 16h às 23h à noite. Aos fins de semana, o local vai das 14h às 23h.
De acordo com a companhia, a unificação da programação começará a ser implantada gradativamente nas afiliadas até dezembro, sendo que as mesmas precisarão optar pela continuidade da parceria. Já as sete emissoras próprias da Transamérica, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Recife e Salvador migrarão automaticamente.
O programa Trucão com Pé na Estrada já faz parte da nova grade: apresentado pelo jornalista Pedro Trucão, especializado em transporte rodoviário e cargas, e sua filha, Paula Toco, que tem experiência em reportagens para TV, rádio e digital, com foco em dia a dia do transporte comercial, abrangendo legislação, lançamentos, situação de rodovias e comportamento de motoristas. Vai ao ar nas madrugadas, das 4h às 6h, com informação a prestação de serviços sobre segurança, situação das estradas, dicas de prevenção para a saúde, previsão do tempo e temperatura, intercalando com músicas nacionais e internacionais.
Otimização
Nesse processo, alguns programas foram extintos ou mudaram de horário. O Papo de Craque segunda edição terá uma hora a mais em São Paulo, das 16h às 19h, de segunda à sexta-feira. Já os programas como Desperta, Esporte de Primeira, 2 em 1, Transalouca, Conectados e Sarcófago serão descontinuados. Fábio comenta que essa decisão faz parte da nova linha editorial. “Estamos propondo uma programação nova, pois a maioria desses programas durou 20 anos, então estamos propondo uma mudança de ciclo”, conclui.
“Além dessas mudanças, a Rede Transamérica está reformulando o parque técnico de todas as suas emissoras e filiais”, diz Fábio, com expectativas de ter maquinário de alta tecnologia até o início do ano que vem. Ele reforça que “toda a parte digital da Transamérica está sendo reconstruída, porque ela também é muito fragmentada”. Com isso estão investindo mais em transmissões no digital, em podcasts e em patrocínios a eventos culturais e shows exclusivos com artistas de todo o mundo.
A rádio está contratando Luiz Augusto Alper como gerente artístico, para integrar a equipe liderada por Fábio, formada também por Shiho Furukawa, diretora administrativa e financeira; Ligia Cervone, gerente de marketing; Keila Lameu, coordenadora de rede; e Marcos Fialho, gerente comercial. Ao longo de sua carreira, Alper atuou em emissoras como Jovem Pan, 89 FM e Eldorado FM.
Por Amanda Schnaider em Meio & Mensagem
*Crédito da imagem no topo: Pixabay/Pexels