Uma agência da década de 1940

(Crédito: Reprodução)

Até o fim dos anos trinta e  início dos anos 40 a publicidade brasileira não passava  de um bando de franco atiradores, onde levavam a melhor, aqueles que ofereciam mais vantagens e benefícios para os comerciantes, que também, por sua vez, não tinham bons resultados para o dinheiro gasto. “Se vendiam alguma coisa, era porque havia muita gente querendo comprar as novidades que surgiam a todo instante. Ainda assim, era comum o empresário reclamar que “gastara” uma fortuna em reclames e avisos mal elaborados por seu pessoal de vendas e por corretores de anúncio que mal sabiam fazer alguma coisa nesse sentido. E os resultados eram sofríveis.

Felizmente em 1943 um movimento dos principais mercados brasileiros resolveu organizar a atividade e assim criaram os Sindicatos de Agências de Publicidade e, de lá para cá a publicidade se desenvolveu a ponto de conquistarmos espaço dentre o que se faz de melhor na comunicação mercadológica  de todo o mundo. Isso sem falar no desenvolvimento que o negócio da publicidade gerou em todos os mercados do Brasil.

Mas, lamentavelmente o que vemos hoje, no bojo da reforma trabalhista  é um movimento no sentido de tornar os Sindicatos de Agências os Sinapros,  em alguma coisa dispensável, sem levar em consideração os benefícios que a organização dos Sindicatos trouxe para as empresas e para o pais como um todo.

A manutenção dos Sindicatos de Agências é tão importante que não podemos aceitar passivamente que o pagamento de sua parca  contribuição anual seja transformada em um item simplesmente opcional. Para tanto existe agora uma contribuição equivalente à que se pagava anteriormente para que os nossos Sinapros possam continuar prestando serviços à categoria. É uma contribuição alternativa à Contribuição Sindical que se tornou opcional.

As atividades mantidas pelos  Sinapros são de extrema importância para toda a categoria, seja no trabalho de orientar as agências em assuntos complexos como licitações, orientações sobre assuntos relativos a tudo o que ocorre em matéria de legislação, como direito autoral, trabalhista, tributária etc. Os Sinapros organizam eventos didáticos e  profissionais, como oficinas de gestão de agencias, eventos sobre relacionamento entre clientes e agências, participam da edição de livros específicos sobre a atividade e muito mais.

Ao contrário do que acontecia nas décadas de 1930/40, nós hoje somos profissionais do maior respeito em todos os mercados do pais e do mundo.

Não desista do seu Sinapro ou Sua agência pode se transformar numa daquelas dos velhos tempos. A escolha é sua.

Humberto Mendes

Fenapro – Federação Nacional das Agências de Propaganda

COMPARTILHAR