Quem tem medo de novas ideias

(Crédito: Reprodução)

A importância e as consequências de uma ideia nova é percebida, pela emoção  que o seu aparecimento provoca , pela violência da oposição que desperta e pela intensidade e persistência da cólera de seus adversários.

Foi assim com o cristianismo, com Sócrates e Platão, com Galileu Galilei, com Joana D’Arc, com Tiradentes, com Mandela e com tantos outros mártires, cujas posições provocaram mudanças radicais no mundo em que vivemos, isso pra lembrar apenas alguns,  de quem temos notícia.

É assim, com tudo na vida.

Guardando as devidas proporções, podemos encontrar um exemplo parecido, observando o que acontece atualmente  com a comunicação, seja da informação editorial como também da informação comercial.

Não faz muito tempo, em nosso país a informação tanto a jornalística como a comercial, eram  tão limitadas que os adversários, verdadeiros “torquemadas de plantão” não praticavam o ódio que vemos hoje contra a informação jornalística  da mídia e contra a informação comercial,  a propaganda , ao lhes atribuírem a culpa pelos males do nosso País e do mundo, como se ambas tivessem inventado a corrupção e os corruptores, a mentira e a demagogia de grande parte dos políticos e os maus empresários,  como se tivessem  criado os vícios da bebida e do tabagismo e por que não,  plantado as primeiras mudas de cana de açúcar(cachaça) e de fumo(cigarro).

O que eles não percebem é que graças à boa informação produzida pela mídia, o Brasil de hoje conta com uma vasta e invejável rede de meios de comunicação, mesmo sofrendo todo tipo de censura e pressão. Quanto à propaganda de produtos e serviços, esta vai continuar incrementado mais vendas e negócios que desde há muito alavanca progresso de um parque industrial e comercial de qualidade invejável em todo o mundo.

Não existe prova maior de que a mídia e a propaganda, essas duas novas ideias, que deram certo, porque cresceram  com  profissionalismo e respeito à ética, vão continuar colaborando  ainda mais com o desenvolvimento do país e para tanto, só precisam que se lhes deixem trabalhar em paz, com liberdade de expressão.

Porque, com liberdade de expressão se fazem as melhores coisas do mundo, principalmente comunicação.

Por Humberto Mendes

Fenapro – Federação Nacional das Agências de Propaganda

 

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