Pesquisa inédita no Brasil revela o impacto da compra e venda de usados no meio ambiente

(Crédito:Reprodução)

Não é novidade para ninguém que os recursos do planeta são limitados e que não podemos continuar a consumir do mesmo jeito por muito mais tempo. O que talvez poucos saibam é o quanto a compra e venda de produtos usados e seminovos tem papel importante na preservação do meio ambiente. O estudo Second Hand Effect, realizado por dois renomados institutos suecos – o IVL Swedish Environmental Research Institute e o Ethos International – mostra que a comercialização de produtos por meio da OLX em 2017 evitou a emissão de 5.7 milhões de toneladas de CO2 à atmosfera. Esse número equivale às emissões anuais de 1.2 milhão de carros – mais do que toda a frota de Curitiba.

“Nossa missão é incentivar cada vez mais brasileiros a desapegar, mostrando que é possível consumir de uma forma mais consciente e sustentável”, explica Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil. “Nesse modelo, todos ganham, pois o vendedor desapega de um produto que não lhe é mais útil e consegue uma renda extra para realizar seus objetivos; o comprador adquire o produto desejado em condições mais acessíveis; as transações aproximam as pessoas e movimentam recursos de maneira colaborativa e, fechando este ciclo, o meio ambiente também é beneficiado, pois ao aumentar o tempo de uso de um produto, é possível reduzir o descarte e poupar recursos naturais na produção de itens novos”, ressalta o CEO.

“Se considerarmos que cerca de 20% dos internautas brasileiros já efetuaram alguma transação na OLX Brasil, é possível entender o potencial de crescimento dessa nova forma de consumo e, consequentemente, da redução do impacto ambiental, podendo evitar níveis 5x maiores de emissões de gases do efeito estufa”, completa Andries.

Como esse estudo foi feito?

O Second Hand Effect segue uma metodologia desenvolvida pela consultoria do Ethos International com o cálculo do IVL Swedish Environmental Research Institute, que usou as estatísticas de vendas por meio da OLX Brasil, pesquisas com usuários, além de informações sobre o consumo de energia da operação da empresa nos escritórios do Rio de Janeiro e de São Paulo, o consumo dos servidores e a quantidade de viagens a trabalho de avião ou carro feitas pelos funcionários.

O método por trás do estudo se baseia no pressuposto de que, ao adquirir um item usado ou seminovo, evitamos a compra de um produto novo e, consequentemente, as emissões associadas à produção. Além disso, cada item usado vendido não precisa ser descartado e as emissões relacionadas à gestão de resíduos também são poupadas.

Para realizar o cálculo, foram feitas análises do ciclo de vida dos diferentes itens comercializados na OLX, bem como os materiais utilizados na sua produção, o processo de manufatura e os resíduos gerados pelo processo. Todos esses dados são então recalculados em seus equivalentes em toneladas de dióxido de carbono emitidas na atmosfera.

Em Meio & Mensagem

COMPARTILHAR