Flamengo estreia transmissão independente após disputa com a Globo

FOTO: Divulgação/ Flamengo

A partida entre Flamengo e Boavista pelo Campeonato Carioca, nesta quarta-feira (1), no estádio do Maracanã, se tornou um marco para o mercado de mídia e marketing esportivo. Isso porque o clube rubro-negro veiculou a primeira transmissão independente do futebol brasileiro, após disputa na justiça com a Globo, abrindo precedentes para novos modelos de negociações entre times e players de mídia no futuro.

Enquanto a emissora tem o entendimento que deve ser válido o acordo jurídico previsto na Lei Pelé, que exige que ambos os times envolvidos na partida precisem entrar em acordo e negociar juntos os direitos de transmissão, o Flamengo segue o as determinações da nova Medida Provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 18 de junho. Na MP 984, o clube com mando de campo tem total autonomia para negociar sozinho o direito de transmissão da partida.

FOTO: Divulgação/ Flamengo

O primeiro capítulo dessa disputa foi vencido pelo Flamengo, após o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) negar a liminar e recurso da Globo para impedir a transmissão do jogo nesta quarta-feira (1/7). Como o clube rubro-negro tem o mando de campo, ele tem o direito de negociar ou transmitir a partida da maneira que quiser. Tanto é que o time divulgou amplamente em suas redes sociais a live da partida na FlaTV, com início às 19h30, trazendo os bastidores e esquenta do jogo. Os times entraram em campo às 21h30, com narração de Emerson Santos e comentários de Alexandre Tavares.

O time disponibilizou também a ação #ValeOIngresso para que os torcedores interessados possam comprar um ingresso virtual. A contribuição é voluntária. Apenas no Youtube, mais de 90 mil torcedores aguardavam a abertura da live. O canal mantinha 3,7 milhões de inscritos antes do início da live e lidera o ranking de clubes brasileiros no digital, segundo pesquisa do Ibope Repucom. O time tinha objetivo de chegar aos quatro milhões nesta quarta-feira – meta alcançada – se consolidando como o quarto maior canal de clubes de futebol do mundo no YouTube.

Bastidor

Desde o começo do ano, Globo e Flamengo tentam chegar a um acordo para a negociação de seus direitos de transmissão no Carioca. A emissora detém contratos com 15 dos 16 clubes na competição, exceto o rubro-negro, e desde o retorno do Carioca, após as interrupções devido a pandemia da Covid-19, os ânimos esquentaram de ambos lados.

Tanto que na partida entre Flamengo x Bangu, no último dia 18 de junho, a Globo optou por não transmitir a partida, mesmo com o mando de campo do Bangu – que segundo a MP 984, daria a Globo o direito de exibir, já que a emissora tem contrato com o time. O canal, por sua vez, preferiu manter o entendimento de que só transmitirá as partidas as quais tenha acordo com ambas as equipes, respeitando a Lei Pelé.

Agora, a situação se inverteu, e a autonomia está com o Flamengo, que por meio de seus líderes, tem reforçado a ideia de novos modelos de rentabilidade. Na live desta quarta-feira, por exemplo, há dois patrocinadores máster da transmissão: Brahma e MRV. A marca de cerveja, inclusive, promoveu promoção dando 15% de descontos aos torcedores que pedirem Brahma Duplo Malte no delivery. Ações de product placement e merchandising da marca também foram feitas.

Há expectativas de que os números da partida ajudem na negociação dos próximos jogos cujo mando de campo seja do Flamengo. Pelas redes sociais, o clube manifestou o interesse de superar o atual recorde de usuários únicos em uma transmissão ao vivo, que atualmente é da live da cantora sertaneja Marília Mendonça, que alcançou mais de 3,3 milhões de usuários únicos ao mesmo tempo no YouTube.

A audiência pode atrair anunciantes e abrir novas oportunidades de ativação de marca. Pelo Twitter, o clube fez ações de branded content para atuais patrocinadores Sports Bet, MRV e a marca de snacks Kodilar, mas há também expectativas em relação ao novo detentor do patrocínio máster do clube, o banco BRB.

O time entrou em campo já com o novo uniforme contemplando a marca, estreando com visibilidade histórica para o anunciante. Ainda que sem torcidas e com portões fechados, a transmissão contou com áudio ambiente da torcida, além de outros recursos tecnológicos de produção que chamaram atenção e comentários nas redes sociais. Dos 10 assuntos mais comentados do Twitter, nove faziam referência ao jogo.

Reportagem atualizada às 22h35


Em Propmark por Danúbia Paraizo

COMPARTILHAR