O Brasil conquistou um total de 70 Leões na edição de 2022 do Cannes
Lions. Com o anúncio das quatro últimas categorias – Film, Titanium,
Glass e Sustainable & Development Goals – das 29 totais da
premiação, as agências do país receberam mais três troféus, fazendo com
que a marca deste ano seja um pouco superior à de 2021, quando o Brasil recebeu 67 Leões do Festival.
Apesar
de mais Leões do que em 2021, o País sai do Cannes Lions sem nenhum
Grand Prix. No ano passado, o país havia conquistado três troféus do
gênero, com trabalhos da Africa, VMLY&R e GUT.
No último dia
da premiação deste ano, o País conquistou um Leão de Bronze em Glass
pelo trabalho “O uniforme que nunca existiu”, criado pela TracyLocke
para a Centauro. A peça era a única do País a fazer parte do shortlist
da categoria, que celebra trabalhos que destaquem a equidade de gênero.
Em
Film, categoria mais tradicional do Festival, o Brasil recebeu dois
troféus de Bronze. Um foi para a Gut, por “Novos beijos icônicos”, feita
para o Mercado Livre, e outra para a Wieden+Kennedy, pelo comercial
“New Fairies”, criado para a Nike. A Africa repetiu a performance do ano
passado e foi a agência brasileira com melhor desempenho no Festival,
com 2 Ouros, 6 Pratas e 7 Bronzes. Em segundo lugar ficou a VMLY&R,
que angariou 2 Ouros, 3 Pratas e 6 Bronzes. Na terceira posição ficou a
David, com 2 Ouros, 3 Pratas e 3 Bronzes.
A Agência do Ano do Cannes Lions 2022 foi a Dentsu de Bengaluru, da Índia, que recebeu 3 Grand Prix e vários outros Leões dos júris pelo case “The Unfiltered History”,
criado para a Vice Media. O WPP foi premiado como a holding mais
criativa do ano, seguida por Omnicom e Interpublic. Já a marca criativa
do ano foi o Burger King, à frente de Burger King, Vice e Apple.
Veja, abaixo, a classificação e pontuação das agências brasileiras: