Colaboração entre marcas concorrentes: quando fazer?

Em um mercado saturado por “propósitos” semelhantes  e onde muitas marcas querem uma causa para chamar de sua, a intersecção dos temas abraçados por empresas concorrentes é inevitável. Anunciantes têm utilizado a recorrência de alguns assuntos a seu favor, criando alianças e interagindo com os concorrentes nas redes sociais.

Na semana passada, as vodcas Absolut (Pernod Ricard) e Skyy (Grupo Campari) fizeram uma ação conjunta na Austrália, em apoio ao casamento homoafetivo. Em setembro, a Absolut também lançou a ação #TrateSeuPreconceito, com ações que a levaram a um “bate papo” com a Skol em uma postagem no Facebook. “Um brinde ao respeito”, comentou a Skol na publicação.

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Ação da Skyy em parceria com a Absolut, na Austrália.

O mesmo aconteceu com a campanha Repense o Elogio, da Avon. Logo após a divulgação do filme nas redes, a empresa de cosméticos começou uma conversa com a Natura junto aos internautas. “Em dias de tanta intolerância, essa mensagem é libertadora. Vamos conversar mais sobre isso, Avon?”, respondeu a Natura, após compartilhar a campanha da Avon.

Para Marina Santos, diretora de marketing da Campari do Brasil, iniciativas do tipo são uma oportunidade de mostrar maturidade e confiança nos próprios produtos, além de fortalecer ambas as empresas. “Os times Skyy e Absolut trabalharam juntos ao alinhar desde as postagens simultâneas, às hashtags e perfis que seriam tageados. Nesta campanha,a Skyy Vodka não quer limitar-se a ser melhor, ou maior, etc., mas sim, ser uma aliada à causa”, disse ela sobre a ação com Absolut.

O engajamento gerado pela colaboração entre marcas também é maior do que quando uma marca atua sozinha. É o que defende Luana Lurillo, gerente de grupo de marcas da Pernod Ricard Brasil. “Esta interação entre marcas aumenta o número de compartilhamentos de conteúdos orgânicos porque você consegue impactar públicos diferentes – o seu e o da outra empresa envolvida – em cada uma de suas campanhas”, afirma ela, argumentando que o propósito comum vai além da concorrência.

Karina Julio – Meios e Mensagens

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