A propaganda e o Sindicato

(Crédito: Reprodução)

Há muitos anos, trabalhando na Editora Abril eu visitava os anunciantes diretamente mas o trabalho não se limitava simplesmente a vender espaço, mas principalmente, a educá-los sobre a importância da  propaganda como um instrumento fundamental para o desenvolvimento de seus negócios. Outra de nossas tarefas era a de estimular os anunciantes para que procurassem escolher uma boa agencia, esta sim, a empressa mais bem preparada para cuidar de seus interesses promocionais, e institucionais. Bons tempos aqueles…

Outro dia uma agência de médio porte, de um mercado também de médio porte, confidenciava comigo que nunca precisou de Sindicato das Agências, nem de qualquer outra instituição, já que tudo isso só servia para tomar dinheiro de associados incautos. Se fosse a alguns anos , eu lhe teria dito uma porção de desaforos e provavelmente, até desafiado  para a briga, mas hoje não tenho mais idade para isso e de alguma forma devo ter evoluído um pouco, porque consegui manter um bom comportamento. Não cito o nome da agência, nem e o de seu mercado porque ainda me resta um pouco de educação e ademais por não ter a anuência  necessária.

A posição desse cidadão me provocou engulhos, mas ainda assim, mantive a  conversa e aproveitei para colocar algumas perguntas como:

Sua agência tem usado a Tabela Referencial de Custos para criação, produção, etc?

Você sabe quantas impugnações  ou sugestões de alterações de editais foram realizadas no ultimo ano, pelo Sindicato de seu Estado ou pela própria Fenapro?

Você sabia que nos Estados onde não tem Sindicato a Fenapro faz tudo?

Sua empresa faz uso da Convenção Coletiva de Trabalho?

Você tem ideia do esforço que os Sindicatos fazem para oferecer à agencia, como a sua, eventos, seminários e cursos, de orientação jurídica, administrativa, financeira, gestão específica e outros eventos  para a atividade de agências?

Como você sabe nem todo mundo pode ir a Cannes. Mas a Fenapro num grande esforço com o Sindicato das Agências do seu Estado traz até suas agências e seus profissionais, tudo o que aconteceu no Festival.

Quantas dúvidas sobre quaisquer assuntos em torno da atividade deixaram de ser esclarecidas pelo Sindicato das Agencias de seu Estado ou pela própria Fenapro?

Você sabia que é possível adquirir softwares e todo ferramental de criação e tratamento de imagem  da Adobe por preços e prazos especiais?

Atualmente através de uma promoção especial em determinadas  épocas os descontos chegam a atingir 40% para a compra desse ferramental . É só consultar antes.

Essas são apenas algumas das muitas boas coisas que as agências podem realizar trabalhando em conjunto com o Sindicato das Agencia do seu Estado e a Fenapro.

Nossa resposta para aquele amigo ali de cima foi:

Valorize o seu Sinapro/Fenapro. Você sabe que uma andorinha só não faz verão.

Humberto Mendes – VP Executivo – FENAPRO

(Crédito: Reprodução)
(Crédito: Reprodução)
COMPARTILHAR