Marcas ativam criatividade e experiências durante o Rock in Rio

Quem estiver na Cidade do Rock entre os dias 15 e 24 poderá cantar com outros fãs de seu ídolo, viajar pela Rota 66, encarar enigmas para sair de um avião escorregando por um tobogã, pagar com tatuagem, pedir músicas para as bandas, reciclar copos e recarregar o celular em cipós.

Tudo isso integra o line-up dos patrocinadores, apoiadores e media partners do Rock in Rio 2017, que apostaram alto e levam para a Cidade Maravilhosa um grande ativo em estrutura e criatividade para impactar a audiência, no evento ou pela TV, rádio e internet.

Patrocinadora do Rock in Rio desde 2011, a Heineken aposta no conceito #liveyourmusic, para que os participantes coloquem a música como protagonista e se divirtam intensamente. Usando a #heinekenplay os fãs podem sugerir as músicas que querem ouvir. As mais pedidas terão seus nomes no telão da tirolesa, de frente para o Palco Mundo, como um recado para os artistas. O telão também terá um medidor de decibéis para incentivar o público a cantar mais alto.

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Para abastecer a Cidade do Rock com mais de 650 mil litros de cerveja, serão mais de 200 chopeiras, apoio de 190 backpackers circulando entre o público e duas Beer Stations sobre rodas. Além de seu carro-chefe, a marca oferece outra bebida nos dois estandes Rock & Recycle, na Rock Street e na Rock District, para trabalhar os conceitos de reciclagem e consumo responsável de cerveja. Quem recolher 15 copos plásticos pode trocá-los por um copo comemorativo da marca e nele beber água.

Com os direitos de transmissão do evento desde 2001, o Multishow fará a sua maior cobertura do festival, com 19 pontos de jornalismo, 50 câmeras, sets de entrevistas nos bastidores dos palcos Mundo e Sunset, além de um estande de dois andares. O canal também integra o novo palco Digital Stage, com a curadoria artística de atividades. O espaço tem participação de fenômenos do digital, como Whindersson Nunes, Christian Figueiredo e Luba.

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Cerca de 600 pessoas estão credenciadas para a operação. Segundo Tatiana Costa, diretora de programação e novas mídias do Multishow, um grande investimento foi feito para passar a experiência do festival numa cobertura completa para TV e internet.

“O Rock in Rio é nossa Copa do Mundo. Com o mote No Multishow, todos os caminhos te levam ao Rock in Rio, esta será a edição mais multitela e multiplataforma possível. Não vamos replicar o conteúdo da TV no digital, mas fazer algo pensado para YouTube, Facebook e Instagram, com estratégia de influenciadores corretos para cada uma das redes sociais. Somando tudo serão quase 150 horas de transmissão”, explica.

BRINCADEIRAS TECNOLÓGICAS

O primeiro andar do estande do Multishow terá o Escape 10, game indoor em parceria com o Escape 60, para unir o humor e a música, pilares do canal. Grupos de até dez pessoas têm dez minutos para resolver enigmas e sair de um avião. O prêmio é escorregar por um tobogã. As dicas chegam por vídeos e áudios gravados por profissionais da casa, como Didi Wagner e Titi Müller, e artistas a exemplo de Anitta. No andar superior, o Glass Estúdio, espaço panorâmico de vidro, será a segunda tela do canal. Influenciadores como Mauricio Meirelles e PC Siqueira vão comentar os shows, interagir com o público e receber convidados. O conteúdo será transmitido no canal do Multishow no YouTube e em flashes na TV.

Já a Ipiranga, patrocinadora oficial do Rock in Rio pela terceira vez, desembarca nessa edição com mais ativações do programa Km de Vantagens. Lançado em 2009, ele oferece ingressos para seus participantes e iniciativas promocionais. Este ano, a marca, que também patrocina a montanha-russa do evento, vai fazer a cobertura usando seus perfis no Facebook, Instagram e Snapchat e fará ações próximas ao festival. As ações contam com um filtro exclusivo para o Rock in Rio no Snapchat, ativado por geolocalização na região, cinco ônibus adesivados com logomarca do Km de Vantagens circularão pelo Rio de Janeiro. Os consumidores que escanearem essas logomarcas com o aplicativo podem ganhar ingressos na hora.

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A tecnologia também é parte essencial da experiência de Visa, método de pagamento preferencial durante o festival. A marca fez uma ação por chatbot no Facebook para escolher as 25 melhores tatuagens. Os selecionados terão um jeito “rock ‘n’ roll” de pagar as despesas no Rock in Rio, ganhando da Visa um crédito de até R$ 500 para gastar no evento. Para receber o valor em fichas, eles passam pela tecnologia de reconhecimento da tatuagem no estande da marca no local. Quem não usar todo o crédito na Cidade do Rock, receberá um cartão pré-pago personalizado com sua tatuagem com o saldo restante para utilizar em estabelecimentos que aceitem Visa no país.

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PASSADO, PRESENTE E FUTURO

O caráter democrático do evento de combinar tribos, faixas etárias e gostos musicais influenciou nas escolhas de algumas marcas, de cardápios a ativações, mas as raízes do festival também foram resgatadas.

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Escolhida a rádio oficial do festival, a Mix, rede de emissoras de rádio do Grupo Mix com 22 estações afiliadas no país, vai transmitir ao vivo do evento e disponibilizará acessos diferenciados aos seus fãs. “Vamos aproveitar o momento e nos aproximar ainda mais de nosso público, promovendo ações diferenciadas e exclusivas durante o período do festival”, diz Marcos Vicca, diretor artístico da Rádio Mix.

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Em parceria com a Mix, a marca Cup Noodles, estreante como apoiadora do Rock in Rio, terá uma blitz no aeroporto Santos Dumont, nesta quinta (14), para divulgar a Cup Band, um aplicativo pelo qual as pessoas podem montar música utilizando os copos de Cup Noodles, além de oferecer degustação de diversos sabores de seus produtos e brindes da rádio. Dentro do festival, a marca terá uma loja na Rock Street, rua inspirada no continente africano, com um totem carregador de celular. “Apostamos em ações para nos aproximarmos do nosso público e gerarmos awareness para Cup Noodles”, afirma Danielle Ximenes, gerente de marca da companhia.

O Habib’s, apoiador oficial, venderá comida árabe, coxinhas e sorvetes artesanais em dez pontos dentro do evento. A promoção Copos Gênios do Rock – Pediu Bebida de 500 ml, Levou continua com os dez modelos colecionáveis com referências a ídolos da música. A loja perto do palco Mundo terá um painel para exibir fotos de quem usar a #geniodorock nas mídias sociais, destacando os Gênios do Rock do público: quem acampa na fila, chega primeiro e sai por último, leva filhos no show de uma banda que nem conhece, vê o show na grade, toca guitarra invisível e outros. E o logo do Habib’s terá um equalizador de áudio para acompanhar o ritmo das músicas com movimentos e cores. “Será um momento de grande sinergia com todos os públicos, principalmente, com os jovens”, diz André Marques, diretor de criação e marketing do Grupo Habib’s.

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Media partner do Rock in Rio pela quarta edição, a Sky também viajou atrás de referências do passado e chegou à lendária Rota 66, que liga Chicago a Santa Mônica, nos Estados Unidos, que mesmo parcialmente desativada ainda preserva sua história. A marca presenteou 33 pessoas com viagens para o Rio de Janeiro, com direito a acompanhante e ingressos para todos os dias do festival. O espírito da famosa estrada está nos ambientes preparados pela operadora, como a gas station de três andares, inspirada nos postos de gasolina norte-americanos.

Já Coca-Cola prepara o Coca-Cola Band, uma banda feita de fãs tocando e cantando juntos em tributo a seus ídolos. 12 jovens músicos e mais de 50 fãs do público do Rock in Rio poderão cantar suas músicas favoritas em 30 sessões a cada dia no festival no Espaço Coca-Cola Fã de Música. Além de cantar, quem quiser tocar um instrumento pode fazer uma audição no estúdio da Coca-Cola FM. Os participantes receberão um link com foto do momento “astro da música” para compartilharem nas redes sociais e imprimir.

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Mesmo nova no mercado, Fanta Guaraná já entra na festa em grande estilo, com a Casa Fanta Guaraná na Rock Street África. A cenografia simula uma floresta tropical, tem pufes “de pedra” e cipós com carregadores de celular, além do produto da marca liberado para degustação. O espaço foi pensado para o público recarregar as baterias – literalmente.

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