Olimpíada de Tóquio renderá mais de R$ 580 milhões à Globo

Jogos Olímpicos de Tóquio começam no dia 24 de julho (Crédito: Getty Images)

Principal competição esportiva do ano, os Jogos Olímpicos de Tóquio devem ampliar o faturamento da Globo em 2020. A emissora já enviou às agências de publicidade o plano comercial da cobertura do evento – que, assim como o Futebol, irá contemplar os diferentes veículos da casa (TV aberta, SporTV e GloboEsporte.com).

Por cada uma das seis cotas de patrocínio oferecidas no plano, a Globo está cobrando o valor de R$ 96.900 milhões. O valor compreende a exibição da marca em todas as transmissões esportivas dos jogos Olímpicos, bem como nas chamadas da competição dos telejornais e demais programas da emissora.

O preço do patrocínio da Olimpíada de Tóquio é bem menor do que o cobrado pela emissora nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016 (quando cada uma das cotas de patrocínio tinha preço de tabela de R$ 255 milhões). Um fator, no entanto, pode explicar a diferença de valores: em 2016, a Globo iniciou o projeto de cobertura dos Jogos Olímpicos do Rio em 2015, acompanhando toda a preparação do evento e fazendo um aquecimento na programação para a cobertura dos Jogos – que, pela primeira vez, aconteceram no Brasil. Os patrocinadores, portanto, tiveram praticamente dois anos de exposição na programação da casa, o que inflou o valor do plano comercial.

Em 2020, a proposta oferecida pela Globo contempla a inserção das marcas entre os meses de fevereiro e agosto, quando terminam os Jogos Olímpicos.

Oportunidades extras
Além da comercialização das seis cotas de patrocínio, a Globo também pode incrementar as cifras comerciais da Olimpíada de outras formas. O plano comercial da emissora apresenta algumas oportunidades extras de inserções para outras marcas que também queiram entrar na cobertura Olímpica. Entre essas opções estão o Top de 5 segundos, a participação em eventos locais e regionais e outros projetos especiais que a emissora poderá definir junto aos anunciantes.

Essas ações customizadas, aliás, tem sido uma das marcas da gestão comercial de Eduardo Schaeffer, que assumiu a diretoria de negócios integrados da Globo em março do ano passado. Assim como fez com o elenco de narradores e comentaristas do futebol, liberando-os para a participação de ações de merchandising e campanhas publicitárias, a Globo também colocou seu elenco olímpico à disposição dos patrocinadores.

Pacote do SporTV
Embora a Globo apresente o plano comercial como um pacote multiplataforma, envolvendo TV aberta, paga e digital, o SporTV já havia apresentado um outro projeto comercial ao mercado publicitário desde o ano passado.
O plano do canal esportivo contempla seis cotas de patrocínio, com valor de tabela de R$ 114 milhões (cada).

No lançamento do pacote, o SporTV prometeu aos patrocinadores mais de 1.300 horas de conteúdo ao vivo em sete canais da emissora, com transmissão em 4K na TV, além de cobertura no site e redes sociais e também pela Globosat Play. Os anunciantes dos Jogos de Tóquio terão exposição de marca e inserts virtuais no estúdio. As marcas patrocinadoras também terão espaço no site do SporTV e no Globosat Play.

A existência de um plano comercial específico no SporTV pode ser explicada pelo fato de o canal esportivo dedicar quase que a totalidade de sua grade à cobertura das competições olímpicas, com o lançamento de sinais de transmissão extras para as mídias digitais. A exposição dos patrocinadores, portanto, seria mais ampla.

Em Meio e Mensagem  por Bárbara Sacchitiello

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