O Brasil encerra o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2018 com um saldo de 101 Leões, superando o resultado do ano passado, quando as agências ganharam 99 prêmios. Este ano, foram dois Grand Prix: um em Print & Publishing, da Africa com a campanha “Tagwords” para Budweiser, e outro em Mobile, “Detector de Corrupção”, da Grey para Reclame Aqui. No total, foram dois GPs, nove Leões de ouro, 30 pratas e 60 bronzes.
A Africa é a agência que tem Leões com peso mais expressivo, no entanto, a Grey ficou encostada. A Africa ganhou 14 prêmios, sendo um GP, dois ouros, sete pratas e quatro bronzes. A Grey teve 15 prêmios, no entanto, teve 1 GP, um ouro, duas pratas e 11 bronzes. A David conquistou um feito inédito: levou para casa sete Leões, sendo três de ouro, dois de prata e dois de bronze para a campanha “Essa Coca é Fanta”, criada para Coca-Cola. A AlmapBBDO ganhou 12 Leões, mas com um número maior de bronzes: foram sete bronzes, quatro pratas e um ouro.
Prêmios especiais
A adam&eveDDB, de Londres, foi eleita a Agência do Ano. A vice-campeã é a AMVBBO, de Londres, e na terceira posição ficou a BBDO de Nova York. A Agência Independente do Ano é a Jung Von Matt, de Hamburgo. A Droga5, de Nova York, ficou em segundo lugar, e a Wieden+Kennedy, de Londres, em terceiro. O troféu Palm D’Or, de Produtora do Ano, ficou com a Muz, dos Estados Unidos. A Holding do Ano é a Omnicom, seguida pelo WPP e Interpublic. O Cannes Heart Awards foi concedido para Unilever. A Network of The Year é a BBDO, a Ogilvy ficou em segundo lugar e a DDB Worldwide na terceira colocação. O Grand Prix for Good é da BWM Dentsu, de Sydeny, com o case “Project Revoice” para The Als Association.
Confira abaixo o ranking das agências:
Em Propmark por Kelly Dores