PESQUISA DA FENAPRO APONTA MELHORA DE NEGÓCIOS E OTIMISMO

(Crédito:Divulgação)

Levantamento, realizado junto a 161 agências de todo o País, indica melhora significativa no 3º trimestre e perspectiva otimista para o fechamento do ano

VAN PRO

A FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda lançou este ano um indicador da atividade publicitária, denominado Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda (VAN PRO), cujo objetivo é acompanhar trimestralmente o clima para desenvolvimento de negócios e as expectativas do setor ao longo do ano.

A terceira onda da pesquisa trimestral, referente ao 3º trimestre, de uma maneira geral apresenta uma retomada de negócios e de otimismo por parte das agências de propaganda. Enquanto no primeiro trimestre apenas 38,5% das agências reportaram um melhor desempenho em relação ao mesmo período do ano passado, no terceiro trimestre esse número quase duplicou, com 61,5% das agências declarando melhor ambiente de negócios. O número já havia melhorado no segundo trimestre – 40,3% -, mas o salto é muito mais expressivo agora.

A expectativa para o 4º trimestre também melhorou, em relação ao 3º trimestre (de 35% para 38,8%), embora ainda não tenha alcançado o índice observado no final do 1º trimestre, quando mais 43% esperavam uma melhora para o trimestre seguinte. Quem puxa o índice para cima é o Sudeste, com 42,3% de otimistas.

Para o fechamento do ano de 2017 o salto do otimismo é grande. Para 65,5% o ano fechará melhor do que 2016, contra apenas 19,3% declarando perspectiva de piora (o restante acha que ficará igual). Este número já era positivo nos trimestres anteriores (1º: 59,1% e 2°: 58,2%), mas não tanto quanto o observado agora. A região mais otimista com relação ao fechamento do ano é a Centro-Oeste (90%) e a menos otimista é o Sudeste, com 60,6% prevendo melhores resultados. Ainda assim, todas as regiões ficaram com nível de otimismo acima de 60% pela primeira vez no ano.

Somente o número de concorrências e licitações caiu em relação aos trimestres anteriores (1º trimestre: 43% declarando aumento/ 2º trimestre: 44,8% e 3º: 38,3%), o que pode ser encarado com naturalidade para o período do ano, sujeito a menos movimentações.

O setor econômico que gera melhores perspectivas é o de Serviços, seguido do Comércio e o de Indústria.

“Os resultados da pesquisa VAN Pro no 3º trimestre refletem a melhora de humor do mercado, como um todo, gerando esperança de um fim de ano mais positivo para as agências e um 2018 bem melhor que o biênio 2016/ 2017.”, diz Glaucio Binder, presidente da Fenapro.

Mais informações:
Superintendência Fenapro
Diretor: Alexis T. Pagliarini
alexis@fenapro.org.br

Confira em Meios e Mensagens  por  Teresa Levin.

 

COMPARTILHAR