Candidatos poderão acumular tempo de propaganda no horário eleitoral

(Crédito: Divulgação)

Os presidenciáveis com menos de 30 segundos de exposição no horário eleitoral  gratuito na TV e rádio poderão otimizar melhor seu tempo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acaba de aprovar flexibilização da propaganda eleitoral que permite que os candidatos condensem diversas inserções em uma só, em detrimento de pulverizar uma comunicação muito curta.

A mudança foi aprovada nesta terça-feira (28) durante votação do Plano de Mídia do Horário Gratuito. Segundo o TSE, a combinação de como será distribuído esse tempo por bloco ficará a cargo das legendas e coligações, mediante acordo de compensação de tempo a ser previamente comunicado ao Tribunal.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV começa nesta sexta-feira (31) e vai até 4 de outubro. O tempo total destinado à veiculação dos programas dos presidenciáveis será de 25 minutos, divididos em dois blocos de 12min30s. Dessa maneira, o candidato que optar pela flexibilização de seu tempo poderá escolher participar de um dia em detrimento do outro, acumulando tempo de exposição.

Nesta eleição, oito das 13 coligações se enquadram no modelo. São os candidatos Marina Silva (Rede, PV); Guilherme Boulos (PSOL, PCB); Cabo Daciolo (PATRIOTA); Eymael (DC); Jair Bolsonaro (PSL); João Amoêdo (NOVO); João Goulart Filho (PPL) e Vera Lúcia (PSTU).

Já os candidatos com maior tempo de exposição são Geraldo Alckmin (PSDB) com 5 minutos e 32 segundos, Lula (PT) com 2 minutos e 23 segundos e Henrique Meirelles (MDB) com 1 minuto e 55 segundos.

As inserções de propaganda eleitoral serão exibidas as terças e quintas-feiras e aos sábados. No rádio, das 7h às 7h12min30s, e das 12h às 12h12min30s. Na televisão, das 13h às 13h12min30s, e das 20h30min às 20h42min30s.

COMPARTILHAR